Entrevista a Rui Couto, treinador de Ponte da Barca

  1. Como é o teu nome completo? E a idade? E profissão?

Nome: Rui Miguel Fernandes Couto

Idade: 28 anos

Profissão: Licenciado em Gestão de Empresa (U. Minho), e trabalho no Departamento Financeiro de uma empresa de Produtos Siderúrgicos em Braga


2. Que formação que fez como jogador? E como treinador?

Como jogador, joguei 6 anos numa equipa de futebol 11, na distrital da A.F. Braga, tendo terminado a carreira em 2003, quando fui convidado para ser treinador adjunto da equipa de Futsal do Nogueiró, para a época de 2003-2004, disputando nessa época a 2ª Divisão Nacional. No ano seguinte assumi o comando da equipa sénior do ADC Gualtar, que disputou o campeonato de Futsal da AF Braga.


  1. Como surgiu o gosto pelo Futsal? E a carreira de treinador?

O Futsal surgiu no ano em que a equipa do Nogueiró subiu da 3ª à 2ª divisão nacional, sendo convidado para ser treinador adjunto. As coisas não correram muito bem nesse ano, e seguiu-se uma aventura de 2 anos na equipa do ADC Gualtar. Estive depois uma época no CCS Santo Adrião e no Sp.Cabreiros, todos clubes da A.F. Braga. Até que sem contar o telefone tocou da equipa de Futsal da A.D. Ponte da Barca e aqui estou a iniciar a 2ª época na A.F. Viana do Castelo.


  1. Qual o seu momento mais marcante da carreira de treinador? E o mais negativo?

A época de 2005/06 ao serviço do ADC Gualtar, irá ficar marcada para sempre como sendo a melhor época de sempre como treinador de futsal, onde se misturaram sentimentos de muita alegria pela grande época realizada e por alguma tristeza por termos ficado a 3 pontos da subida de divisão e por termos caído nas meias-finais da Taça da AF Braga.


  1. Qual o ídolo (treinador)?

Não tenho um ídolo definido como treinador, porém aprecio bastante o treinador do Belenenses, Alípio Matos, não só pelo trabalho que já tinha realizado no Benfica, mas também pelo excelente trabalho que está a realizar no Belenenses. Falando de treinadores de futebol, aprecio bastante as qualidades do José Mourinho e de Louis Van Gaal.


  1. Quais são os objectivos do Ponte da Barca para esta temporada?

Para esta época os objectivos do Ponte da Barca, passam fundamentalmente por praticar um Futsal atractivo e melhorar a classificação obtida na época passada, tentando importunar os candidatos à subida. Sabemos do nosso valor e temos condições para andar nos primeiros lugares durante todo o campeonato, mas não somos candidatos à subida de divisão. Existem equipas mais bem cotadas para esse efeito, que se reforçaram com o intuito de subir de divisão. Na taça existe a vontade e desejo de conquistar o troféu.


  1. Juntou uma equipa com alguns bons valores individuais, acha que este ponto vai ser essencial para a presente época?

Sem dúvida que temos bons valores individuais, mas neste momento a equipa encontra-se ainda limitada em certos momentos, uma vez que o plantel não está totalmente disponível para jogar, fruto de lesões, impedimento por castigos e por motivos profissionais. Espero o mais rapidamente possível ter ao dispor todos os elementos do grupo, para aí sim poder mostrar a melhor equipa da ADPB.

Mas o facto de ter bons valores individuais por vezes não quer dizer muito, porque se não funcionarem como equipa, o resultado não será o melhor, mas por vezes num lance individual pode resolver-se um jogo.


  1. Que razões aponta como mais importante para um bom início da época?

O nosso início de campeonato não tão excepcional como se possa pensar. Apesar de termos marcado muitos golos nestes 4 primeiros jogos, apenas fizemos a nossa obrigação, uma vez que fomos superiores nas 3 primeiras jornadas, mesmo jogando limitados, por não ter o plantel todo ao dispor e isso foi bem evidente no último jogo, onde a falta de opções se fez notar. Num jogo contra uma equipa muito organizada como o Fontão, que tinha 10 jogadores de campo sempre disponíveis para jogar, notou-se que a nossa equipa em determinados momentos do jogo se encontrava desgastada, mesmo assim tentamos dar o máximo para sair do jogo pelo menos com o empate, mas não foi possível.


  1. O que está a achar do campeonato ate ao momento? Está a corresponder as suas expectativas?

Dos jogos que vi até ao momento, acho que o campeonato está mais equilibrado que na época anterior, uma vez que há equipas que melhoraram bastante do ano passado para este ano, falo do caso do Fontão. A equipa do Amigos de Sá, está a ser para mim a maior surpresa do campeonato. Desilusões para mim têm sido as equipas do ARA e do Neiva, uma vez que não estava à espera que estivessem tão mal classificados nesta altura. De resto temos as confirmações do Cais Novo e do Ambos-os-Rios, para mim os grandes candidatos à subida de divisão, visto se terem reforçado bem para a presente época.

Mas apenas estamos no início da prova e prevejo que muita coisa irá mudar ao longo da prova, porque este ano qualquer equipa pode perder a qualquer momento, o que tornará o campeonato bastante emocionante até ao final.


  1. O que faz falta no Futsal de Viana do Castelo?

Para mim a grande lacuna do Futsal em Viana do Castelo, é o facto de os jogos não serem cronometrados. Teria muito a ganhar se o jogo passasse dos 30 minutos corridos para os 20 minutos cronometrados. Isto poderia ser posto em prática no imediato caso todos os clubes concordem, uma vez que quase todos os pavilhões dispõem de quadros electrónicos a funcionar. A AF Viana, alega escassez de recursos humanos para por isto em prática, mas a solução de colocar um delegado de cada equipa a comandar o quadro electrónico seria uma solução viável e de certeza que o nível de Futsal seria mais elevado. Outra das grandes vantagens seria para a equipa que subisse de divisão, uma vez que estaria já preparada para a 3ª Divisão Nacional.

Para mim esta seria a melhor medida a tomar em favor da modalidade.


  1. Quais são as equipas que acha que são candidatas para o título distrital?

Como já referi anteriormente, os candidatos à subida são o Ambos-os-Rios e Cais Novo, assim como o Neiva. Existem outras equipas que poderão dar luta e importunar, como o Fontão, AD Ponte da Barca e Amigos de Sá.


  1. Para terminar, pedimos que deixe uma mensagem aos leitores dos blogues: Futsal em Viana do Castelo e ao Desporto em Viana.

Sendo este o 2º ano que treino na AF Viana do Castelo, sinto que apesar de algumas quezílias fruto do que se passa dentro de campo, o ambiente entre equipas, adeptos e dirigentes é bastante saudável.

Estes dois blogues só ajudam a promover ainda mais a modalidade e proponho a todos os leitores dos blogues que exponham as suas ideias para ajudar no desenvolvimento da modalidade.

Dou os parabéns aos elementos que criaram e actualizam os dados nos blogues em questão, por permitirem que as informações sobre Futsal em Viana estejam sempre actualizadas.

0 Futsaboladas:

Main sponsors

Parceiro

Colaboração

  ©Futsal Viana 2009/2010 - Futsal em Viana do Castelo