Ideia de Supertaça surge em reunião produtiva (rectificado)

Uma Festa do Futsal, com a realização de três Supertaças, é o destaque da reunião que a AFVC promoveu juntos dos clubes de futsal. No passado sábado, cerca de dez emblemas do distrito reuniram com os responsáveis do futsal vianense para debater a modalidade e preparar o futuro.

Com o objectivo de juntar todos os amantes da modalidade num fim-de-semana, saiu dessa reunião a ideia de realizar uma supertaça para cada escalão, disputada entre os vencedores do respectivo campeonato e Taça AFVC, informou um dirigente presente na reunião ao DEV. Na Festa do Futsal todos os clubes irão receber uma recordação, indicou o director da AFVC para o futsal, Jorge Almeida, e dinamizador da reunião.

Além do presidente da AFVC, Jorge Sárria, também esteve presente o vice-presidente da Câmara de Caminha, Flamiano Martins. Este, disponibilizou o pavilhão municipal da edilidade que integra para a realização desses jogos. Nestes encontros é intenção da AFVC testar o tempo cronometrado, com vista à sua aplicação já na próxima época.

Confirmada na reunião foi a data e local das finais da Taça AFVC Seniores Masculinos e Femininos. Assim, a 3 de Abril, o Pavilhão Municipal de Caminha recebe as duas finais.

Ao nível da formação ficou decidido na reunião que, para o ano, os clubes com inscrição anterior a 2005 serão obrigados a ter um escalão de formação (juniores A ou C) ou uma equipa de género oposto nos seniores (por exemplo, o Castanheira formar seniores masculinos). As equipas formadas após 2005 tem um período de carência de um ano para aplicar esta medida, que muito irá beneficiar o futsal distrital.

Nem tudo foram novidades, daí que o modelo competitivo para a próxima época não vá sofrer alterações, continuando a disputar-se apenas uma série, sem playoffs. A criação de duas séries só ocorrerá se estiverem inscritas mais de 20 equipas, como determinam os regulamentos.
Fonte: Desporto em Viana

23 Futsaboladas:

Anónimo,  16 março, 2010  

Finalmente o futsal junior irá evoluir. Espero muitas equipas para 2010/2011

Anónimo,  16 março, 2010  

Começa-se a ver uma luzinha ao fundo do tunel, mas este modelo de campeonato sénior não tem nexo nenhum.Vejam o que está a acontecer do 2º lugar para baixo, já não tem interesse nenhum.Enfim, já foi dado o 1º passo, agora venha o 2º passo.
Um abraço

Anónimo,  16 março, 2010  

O que se ta ver do 2º lugar para baixo,é um campeonato em que as equipas sao todas de um nivel muito idêntico e por isso se vê as equipas muito perto uma das outras pontualmente.O campeonato não são só ambos os rios e fontão,mesmo sendo estas as equipas mais fortes do campeonato.Com estes comentarios a deitar a baixo todas as equipas excepto duas tira todo o merito a todas as equipas.Este ano á 5 equipas novas no campeonato,e que trabalham para melhorar,mas com comentarios assim daqui a uns tempos em vez de melhorar o futsal de viana ainda vai é desaparecer.
Saudações desportivas

Anónimo,  16 março, 2010  

Eu só queria deixar aqui um comentario em forma de pensamento, sei bem que a formação é muito importante e eu tambem sou adepto de se proceder assim. Tambem sei que nas respectivas inscrições e secretaria tudo é mais barato com as equipas de formação, mas e as outras despesas que vão acarretar desde transportes de jogadores materiais e tudo o mais derivado. Eu sei que já é muito dificil sustentar uma equipa de futsal senior, e sem haver os "tais ordenados" dos jogadores agora suportar uma equipa de formação e uma senior tenho serias duvidas se todos os clubes vão conseguir. Sabemos que os apoios são poucos e fracos e não estou a ver capacidade financeira para todos os clubes suportarem estas despesas todas mas tudo bem depois me dirão se estou certo ou errado. Sei de antemão e sei do que falo que se optarem por essa situação alguns clubes vão desistir certamente isso garanto-vos eu.

Um director,

Abraço e que vença o futsal

Anónimo,  16 março, 2010  

Ha um ditado que diz " quem nao tem dinheiro nao tem vicios"

Anónimo,  16 março, 2010  

è tudo muito bonito, juntam-se umas pessoas em viana e tomam as suas decisões...Não estou contra elas, realmente era óptimo haver mais futsal de formação, mas será que voçês assumem os custos? ou pelo menos existe algum tipo de apoio?....falar é fácil, mas há equipas que não tem possibilidade para suportar isso. Falo de uma equipa da qual faço parte e concerteza que seremos dos primeiros a desistir do futsal.

Cumprimentos

Miguel Passos,  16 março, 2010  

Fiquei extremamente chocado, quando vi neste blog (gerido por gente com responsabilidades no futsal vianense) que já estavam encontrados os finalistas da Taça Feminina de Futsal.
Tanto quanto está definido, somente o Castanheira adquiriu esse direito, pois, estou a trabalhar durante esta semana para uma jornada dupla (a qual me foi imposta) dela fazendo parte o jogo das meias-finais da referida Taça.
É lamentável, senão mesmo vergonhoso, que estes lapsos aconteçam (se de lapsos se trata), pois mais uma vez a verdade desportiva fica em causa.
Quero salientar, que este comentário não é da responsabilidade de nenhum clube, mas sim de alguém que gosta da modalidade e que, felizmente sempre se identifica e responde pelos seus actos.
Domingo, lá estarei com as minhas atletas para disputar as meias-finais da Taça, bem como tentar contrariar a pretenção de pessoas que não estarão à altura das suas responsabilidades.

ASS: Miguel Passos (Treinador do Santa Luzia Futebol Clube)

Manuel Ribeiro,  16 março, 2010  

A Formação não é importante é fundamental se realmente gostamos de Futsal e queremos ver a modalidade a evuluir só com Formação a sério é que lá vamos e infelizmente tem que ser obrigatório porque se assim não for continuava todo na mesma e não é nos juniores A porque já é tarde deveria ser nos juniores C com 11-12 anos ou mesmo nas Escolinhas com 6-7-8 anos,Já agora deixo aqui uma sugestão para aproveitar recursos podiam os clubes em vez de andarem a puxar uns para cada lado juntarem-se por exemplo os de Viana,Ponte da Barca, Caminha, Cerveira, Arcos de Valdevez,Ponte de Lima, Valença,Monção,Paredes de Coura, Melgaço, e formarem uma Escolinha de Futsal em cada Concelho,recrutavam os jogadores para a Escolinha e naturalmente ficavam com os direitos desportivos dos ateletas,pensem!?.
Já repararam na qualidade do Futsal do nosso campeonato de Seniores Masculinos em que há 3 ou 4 equipas a praticar algum Futsal e as outras é so pontapé para a frente correr e ver o que vai dar,e não é culpa das equipas dos treinadores ou jogadores,é simplesmente porque os jogadores não tiveram formação não sabem jogar Futsal e muitos deles nunca chegarão a saber.
Em relação ao campeonato Senior Masculino não concordo com o modelo competitivo que temos,se queremos ter equipas competitivas temos que dar competitividade ao campeonato, neste momento temos 2 equipas a lutar pelo titulo e as outras a lutar pelo melhor lugar na classificação,que diga-se a verdade ficar por exemplo em 6º ou10ºpouca diferença faz,e mais se o interesse na classificação fosse outro será que os resultados seriam os mesmos?, se tivessemos o play off ou um mini campeonato entre os 4 primeiros será que não teriamos um campeonato muito mais competitivo?,eu sei que até pode ser injusto para a equipa que ficar em primeiro no campeonato se não for campeão, mas será justo para as outras que podem ter sido castigadas com lesões ou erros de arbitragem ou outras coisas que correrão menos bem mas que fazem parte dos jogos?.
Outro assunto: jogos cronometrados o mais rapidamente possivel.
Vamo-nos deixar de comodismos e dar passos em frente para o Futsal crescer em Viana do Castelo.

Cumprimentos a todos os amantes do Futsal,
Um abraço.

Manuel Ribeiro

Treinador de Futsal.

Anónimo,  17 março, 2010  

O passo para os jogos conometrados tem que ser dado pelos clubes, e fazer como no hoquei um dirigente da equipa da casa ir para o cronometro pois não há arbitros muitas vezes para os jogos quanto mais para jogos cronometrados

Anónimo,  17 março, 2010  

Tudo isso é muito bonito, mais será que temos pavilhão para os miudos treinarem? Vão treinar as 10 da noite? Antes temos que ter condições dignas para se praticar desporto, depois sim pensemos em outros voos.

Saudações futsalistas

Anónimo,  17 março, 2010  

Certamente deverá esta hipotesse constar dos regulamentos organizatidos destas competições, mas deixo só aqui um pequeno reparo na hipotesse das su«opusições ... quais os finalistas da supertaça caso a equipa do Fontão vença o campeonato e a taça no qual esta ainda inserido e com hipotesses de poder ganhar. Ceratmente se terão lembrado destes pequenos pormenores sem importancia. Ou se calhar eu é que não percebo muito bem disto e tou confuso. Agora se esperam um aumento de numero de equipas nos proximos dois anos bem poderão começar a esquecer a modalidade do futsal em viana do castelo e começarem a se dedicarem a pesca ou a um desporto mas barato, porque so as equipas s«uper patrocinadas e de topo poderão acarretar as despesas que adevenhem de ter 2 equipas em actividade. Mas esperemos para ver depois certamente concordarão com esta modesta opinião.

Um adepto do futsal decepcionado pelo rumo que esta modalida esta a tomar em viana.

CPS

Anónimo,  17 março, 2010  

Como se faz quando o campeão português ganha também a taça de portugal, será que isto é dificil de perceber!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo,  17 março, 2010  

Já todos percebemos que para o futsal em viana evoluir são necessários os jogos cronometrados, mas isso apenas depende dos clubes.
Está mais que visto que a associação não consegue angariar árbitros para cumprir funções de cornometrista, por isso só quando os clubes se decidirem a fornecer estes elementos é será possivel evoluir...

Anónimo,  17 março, 2010  

Caso o vencedor do campeonato e da taça seja o mesmo, o outro finalista, será o clube derrotado na final da taça.

Temos que evoluir, custe a quem custar, e se custar a algumas equipas, é o preço da evolução.

Apoio a formação e os jogos cronometrados.

Vamos melhorar o Futsal em Viana.

Anónimo,  18 março, 2010  

FOGO isto é incrível ... fazem de tudo para o Fontão ganhar alguma coisa este ano,, ate criaram esta taça para ver se ganham 2 coisas este ano:
1-taça de viana
2-Super Taça
podia haver mais uma coisa para o fontão ganhar mas vocês sabem 5 pontos do AR ne?
Para o ano podem ganhar 3 já viram isso e que vai ser bom :-p
ah só mais uma coisa ganhem uma pelo menos senão no fim do ano vou ter pena de vocês.


Ass:Sensitive

Anónimo,  18 março, 2010  

Quando se quer evoluir e se fazem as coisas vem sempre os senhores sábios das criticas...

Anónimo,  18 março, 2010  

Excelente Ribeiro, concordo com tudo o que disseste mas ainda vou acrescentar mais uma coisa: porque é que algumas equipas(n estou a meter toda a gente no mesmo saco), dizem não ter dinheiro para a formação e depois ouvimos falar durante a época em prémios e até salários na equipa sénior? Será que isto é mentira?
Quanto aos comentários de se juntarem umas pessoas em viana e tomarem as decisões e criarem taças é muito fácil: Penso que todos os clubes foram convidados e apesar do dia não ser o melhor só decidiu quem apareceu! Quem não apareceu é porque não se importa!
Frederico Almeida

Anónimo,  18 março, 2010  

Sabe sr. Manuel não há play of ou mini campeonato porque há demasiad medo desse modelo competitivo por parte dos tubarões(da distrital porque no nacional são sardinhas e das pekeninas). Gostam de ganhar campeonatos sem derrotas em que em março já tem 10 pontos de avanço e em k numa época só tem 4 ou 5 jogos díficeis. Depois chegam ao nacional em k todos os jogos são complicados e é o que se vê. Mas são eles k decidem...

Anónimo,  18 março, 2010  

Essa história da formação...já que a associação tanto quer formação, então que ofereçam as inscrições e paguem os arbitros, era o minimo que podiam fazer. Uma coisa é garantida, não são todas as equipas que vão conseguir suportar os custos se não houver apoios. Realmente é mesmo assim, juntam-se uns senhores em viana e decidem as coisas. Quem ñão apareceu provavelmente foi porque não podia, há pessoas que trabalham sabem?????:)...enfim....

Anónimo,  18 março, 2010  

Gosto muito da ideia da formação,afinal o Nogueirense já é campeão á 8 anos seguidos...O campeonato é muito pequeno e pouco competitivo,depois no nacional o Nogueirense não tem experiencia nem competitividade que lhe valha

Anónimo,  18 março, 2010  

tempo cronometrado é imperial para a evoluçao da modalidade em viana.. o actual modelo é mau demais...

Anónimo,  19 março, 2010  

Fica uma ideia para o desenvolvimento da modalidade em Viana do castelo:
A associação obrigava as equipas a inscrever equipas do escalão de iniciados na época desportiva 2010-2011 e a associação costeava os custos de inscrições e arbitros nessa época.Resultado disso: nos anos seguintes haveriam equipas de iniciados, juvenis, juniores e séniores onde a associação iria buscar o dinheiro que deixou de ganhar na época que vai iniciar e consequentemente fomentava o desenvolvimento da modalidade em Viana.
Assim como está, podem inventar taças, tacinhas e taçonas que não vamos lá. As equipas de Braga e Porto sao fortissimas nos nacionais porque os seus jogadores são formados desde muito cedo e não porque têm mais dinheiro ou condições. Há é gente que gosta de Futsal, vive Futsal e pensa Futsal.

Anónimo,  19 março, 2010  

Acho estranho que em certos clubes no sábado de manha estava toda a gente a trabalhar, não tinham uma pessoa livre que os pudesse representar eh eh era mt cedo não?

Main sponsors

Parceiro

Colaboração

  ©Futsal Viana 2009/2010 - Futsal em Viana do Castelo